sábado, 17 de setembro de 2011

A Importância do Varejo no processo de conhecimento do comportamento de compra do consumidor para as Empresas.

Por: Erik Vander de Paulo Oliveira

 Entender o comportamento do consumidor o e que o levam as escolha de marcas e produtos dentro do processo de decisão de compra, torna-se a cada dia mais importante para empresas que buscam suas sobrevivências no mercado, onde o cliente é o REI com plenos poderes que lhe são atribuídos, podem determinar o crescimento de um ou o fim de da existência de outro produto ou serviço. Buscar conhecer a fundo os cliente e consumidores e qual seu papel dentro de seus grupos, e os fatores que despertam os desejos de necessidades dos mesmos, seja uma ajudas para as empresas cativar sues clientes e obter melhores resultados.

O varejo estando próximo dos indivíduos e dos núcleos em que eles representam não apenas geograficamente, tem o papel de suma importância no processo de compra. É com o varejo que o cliente se relaciona e toma a decisão de compra.

Embora os produtos ofertados pelas empresas sejam desenvolvidos para atingir uma maior escala de consumidores, o varejo é capaz de nortear esta empresa para atuarem de maneira que consiga conquistar para relacionar com os diversos tipos de clientes dentro de uma determinada região, onde clientes e consumidores possuem características particulares e específicos atribuídos no comportamento de compra. Associar o conhecimento que o varejo tem sobre o publico que uma empresa busca construir uma relação através de seus produtos e serviços, faz com as ações mercadologias obtenham resultados dentro de um período mais curto.

O comportamento de compra pode variar de região para região, Dentro destas há sempre aquele cliente que busca a oferta, outro a qualidade e a variedade ofertada. Uma empresa de roupas não pode criar uma coleção que vá agradar todos os gostos com um único estilo, o consumidor do Sul não vai ter as mesmas características associadas as estilo de vida levado pelo consumidor do Nordeste do Brasil. Falando de regiões, em das aulas ministradas pelo professor Ricardo Menine no curso de Marketing da FATECIE – Faculdade de Tecnologias e Ciências do Norte do Paraná, ele nos relatou uma analise no varejo que ele fez durante um período de férias no Nordeste, algo que lhe chamou atenção foi à forma da embalagem em que era ofertado o sabão em pó em proporção muito menor do que as que estamos acostumados a encontra na nossa região, devido às altas temperaturas durante quase todos os dias a população de lá utiliza roupas mais leves como bermudas e camisetas, isto faz com que quantidades de lavagem de roupas sejam menores que as nossas.

O cliente desempenhando tanto o papel de consumidor – aquele que está no fim da cadeia de distribuição, ou o cliente que ganha o termo de comprador é a razão da existência das empresas fabricantes e do varejo. Para que as empresa conquistem mais vendas é necessário obter não apenas a visão macro, mas através do dos olhos do varejo seja possível encontra as chaves necessária para construção do processo de Troca de valores entre Empresa e Cliente/Consumidor.

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