segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A IMPORTÂNCIA DO ENDOMARKETING NA EMPRESA

Por: Erik Vander de Paulo Oliveira


Conceito do Endomarketing
 
             A globalização e a intensa competitividade de mercado tem levado as empresas a repensar suas atividades de comunicação empresarial, mais especificamente para o seu publico interno e os diversos públicos que esta empresa se relaciona como imprensa, comunidade, cliente e parceiros da cadeia produtiva, transmitindo através das atividades de comunicação informações coorporativas. Em buscas da sobrevivência neste cenário, faz com que as empresas cada vez mais tenham que “vender” suas imagens, produtos e marcas publicamente como estratégias mercadológicas.
            A comunicação interna e o Endomarketing tem o proposito ajudar as pessoas a se sentirem mais felizes dentro do seu ambiente de trabalho, ambiente este que as pessoas passam mais de um terço do dia.
            O colaborador satisfeito dentro do seu ambiente de trabalho passa a exercer melhor suas funções, e o papel do Endomarketing dentro das organizações é atrair o primeiro Cliente: o cliente interno, pois a opinião do publico interno tem influencia na opiniões o publico externo. O investimento no Endomarketing pelas empresas trás significativos resultados, pois o colaboradores satisfeitos passam a exercerem os papeis de advogados e vendedores da imagem da empresa para o cliente externo.
            Mas o que é o Endomarketing e qual é a sua  influência no desenvolvimento de uma empresa?
            O marketing esta relacionado à venda da imagem de uma empresa, o Endomarketing, seria a venda interna da imagem de uma empresa, ou seja, um trabalho de reforço dentro de seus limites.
            Endomarketing é uma das mais novas áreas da administração e busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, normalmente utilizado no meio externo às empresas, para uso no ambiente interno das corporações. É uma área diretamente ligada à de comunicação interna, que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos. Quem nunca ouviu falar que antes de vender um produto para seus clientes, as empresas precisam convencer seus funcionários a comprá-lo? O Endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto e o empregado (SORIO, 2006, p. 06).
            O Endomarketing tornou-se importante para as empresas por ser um instrumento de promoção da satisfação interna, vendendo o produto primeiramente para o seus  colaboradores de forma intangível, fazendo com que estes sejam aliados do negocio e responsável pelo sucesso da empresa e preocupados com desempenho e os objetivos da empresa para atrair o cliente externo.
 Instrumentos do Endomarketing
             Embora o Endomarketing visa à satisfação internas, na pratica não deve deixar de visar o cliente externo, objetivando o lucro para a empresa. A pratica do Endomarketing exige inicialmente da empresa preparo orçamentário, para treinamentos e socialização de ações a serem desenvolvidas, como:
 
·  Instrumentos tecnológicos de apresentação de mídias para vídeos institucionais ou apresentação de produtos (tem com objetivo a interação dos clientes interno com a marca, e o que vem sendo feito ao longo do tempo, e proporcionar o conhecimento dos produtos da empresa);
·  Manuais técnicos e educativos,
·  Jornais informativos;
·  Encartes;
·  Rádio Interna;
·  Intranet;
·  Palestras Internas (com objetivo de treinamentos, apresentação de projetos e tendências de produtos ou da marca);
·  Convenções internas com o uso da equipe interna para divulgação de atividades;
·  Pronunciamento de Diretores e Gerentes;
·  Canais Diretos (  reuniões com o diretor, presidência ou ouvidor interno);
             A ações acimas citadas são alguma atividades que podem ser utilizadas dentro das empresas para implementação do Marketing interno, a pratica do Endomarketing é a certeza do ganhos futuros garantidos, porem demanda de investimentos a longo prazo, com  preparação interna do corpo funcional e claramente gastos.
Considerações Finais
            A estruturação da comunicação interna é o caminho para empresa que visa satisfazer os clientes internos. Empresas que buscam diferencial de mercado por meio da valorização de pessoas tem a comunicação internar não apenas como uma única mão, mais um sistema de troca com o objetivo de construir um relacionamento com o seu publico interno. Dessa forma o Endomarketing proporciona ao colaborador saber a importância própria como colaborador e do lugar onde trabalha, pois o mesmo poderá ter um bom ambiente de trabalho e equipe. Toda ações voltadas para a comunicação interna aliada a missão, visão e valores da empresa, são ferramentas de interação entre setores no clima  organizacional para melhoria nos relacionamentos com o cliente externo.


Projeto de endomarketing para a parceira de telemarketing ativo do Banco Itaú.

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