quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Analise de SWOT

Por: Erik Vander de Paulo Oliveira


A analise de SWOT possibilita uma avaliação geral das oportunidades, ameaças, pontos fortes e pontos fracos da organização. A análise SWOT é constituída por duas partes: o ambiente externo e o ambiente interno à organização, esta divisão se dá pela necessidade de atentar-se a todos os fatores que afetam suas atividades, que possibilite a atuação diferenciada nestes ambientes.

Trazendo para nosso cotidiano podemos chamar a analise de SWOT de FOFA;

Força
Oportunidade
Fraquezas
Ameaças

A análise SWOT é, portanto, um instrumento de fácil aplicação e pode ser de grande utilidade no planejamento estratégico das organizações. Através da análise SWOT, a organização pode:

  • Estabelecer de melhoria dos itens que tenham sido considerados prioritários e de baixo desempenho;
  • Estabelecer à forma de atuação no que diz respeito ao aproveitamento de oportunidades;
  • Estabelecer ações que serão importantes para evitar os efeitos de eventuais ameaças.

Ambiente Interno

O ambiente interno pode ser controlado dentro dos domínios da organização, sendo o resultado das estratégias de atuação definidas pela própria empresa. Quando um ponto forte (Forças) da empresa é percebido é possível ressaltá-lo; já quando as analises apontam um ponto fraco (Fraquezas), a organização deve agir para minimizar seu efeito nas estratégias mercadológicas. 

No ambiente interno é importante relacionar as variáveis importantes que devem ser analisados, que venha de encontro as objetivos da organização. Abaixo segue algumas variáveis como:

  • Capacidade de Atendimento
  • Demanda de Serviços
  • Satisfação do Publico Alvoto
  • Participação dos Colaboradores
  • Gestão de Lideranças na Organização

 

Ambiente Externo

O ambiente externo foge do controle da organização. Mas permite monitorar para aproveitar as oportunidades da maneira e evitar as ameaças, para que se possam obter diferenciais competitivos que cada organização tem em relação às outras com as quais compete no atendimento ao público alvo. São diversos os fatores que pode afetar uma organização como: macroambientais – questões demográficas, econômicas, tecnológicas, políticas, legais; microambientais – beneficiários, a sociedade como um todo e os principais e potenciais parceiros.

Estes fatores pode influenciar forma positiva ou negativa a atuação da empresa. A mudanças no ambiente externo afeta todas as organizações como exemplo a mudança na legislação, períodos de recessões, que afeta todas as empresas que atuam no mesmo segmento. Todas as mudanças exigem flexibilidade das organizações para se adaptarem e enxergar melhor as oportunidades entorno das ameaças trazidas por essas mudanças .

Mas o que vem a ser OPORTUNIDADES e AMEAÇAS, em seguida será apontado o significado de ambas nas analise de SWOT:

  • Oportunidades – correspondem às oportunidades para crescimento, lucro e fortalecimento da empresa.
  • Ameaças – correspondem a mudanças no ambiente que apresentam ameaças à sobrevivência da empresa, tais como:

Matriz da Análise SWOT

De posse das informações obtidas através da analise de SWOT a Matriz de SWOT permite o cruzamento das informações, a análise  feita com o cruzamento possibilita a empresa pode desenvolver melhor suas vantagens competitivas casando oportunidades e forças.

O cruzamento entre Oportunidades e Fraquezas, pode-se apontar para modificações no ambiente interno, de modo a poder aproveitar melhor as oportunidades.
 
O cruzamento entre Ameaças e Forças pode apontar a possibilidade de se investir na modificação para tornar o ambiente favorável à empresa.
 
 

Abaixo segue um exemplo de analise de SWOT, que apontam um cenário de uma Instituição de Ensino Superior, elaborado para o Curso de Marketing da FATECIE – Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná, no ano de 2011 (Acadêmicos – Erik Vander de Paulo Oliveira e Marcelo Campos):
 

Pontos Fortes

·         Programas voltados para o desenvolvimento social, como agência Modelo de Marketing, Empresa Junior e projetos ambientais (adote uma nascente);
·         Convenio com entidades e empresas que possibilita o acadêmico colocar em pratica o conhecimento adquirido em sala de aula;
·         Aulas presenciais;
·         Projeto de integração aos egressos, com programas de auxilio do corpo docentes após a formação acadêmica
·         Bolsa integral ou parcial a alunos de escolas publica;


Pontos Fracos

·         Carência em relação à comunicação interna;
·         Congresso voltado para conhecimento específicos dos cursos;
·         Interdisciplinaridade entre os cursos dentro da instituição;



Oportunidades

·         Aumento da renda da população;
·         Aumento da oferta empregos;
·         Estabilidade econômica;
·         Aumento da expectativa de vida;
·         Programas sociais;
·         Aumento da demanda de mão de obra especializada em áreas como Comercio, Indústrias, Serviços, etc.
·         Aumento da classe média.
·         Segurança
·         Desenvolvimento cultural.
·         Falta de vagas na rede publica de ensino superior;
·         Necessidade de profissionais certificados e habilitados no mercado de trabalho.
·         Quebra do paradigma da cultura brasileira de valorização ao ensino Superior Bacharelado.


Ameaças

·         Crescimento da oferta de cursos não presenciais EAD;
·         A cultura da população brasileira em se pensar que cursos de licenciatura e bacharelado têm maior valor que cursos de tecnologia;
·         A Falta de conhecimento por parte das empresas e da população sobre o que implica a formação de profissionais formados em cursos tecnológicos;


Pontos Fortes:
A mudança no cenário do mercado de trabalho tem apontado para a necessidade de profissionais titulados tecnólogo, para suprir a carência deste profissional. O papel da Faculdade perante a sociedade é promover o desenvolvimento social e cultural para o indivíduo e a sociedade como todo ao seu redor, formando cidadãos a que venha contribuir para a missão da Instituição de Ensino. A Instituição deve ser presente na formação acadêmica durante o período enquanto aluno, porém manter o vinculo entre a faculdade e egresso após sua formação, com projetos que faz com estes estejam se atualizando através de curso e palestra de extensão, tornando possível promover um acadêmico formado pela instituição para compor o quadro de corpo docente da faculdade.
Diante do mundo 3.0 onde as ações das organizações não se limitam a olhar de forma micro mas de macroambiente, preocupando – se com o que acontece na sociedade ao seu redor, tendo como foco a responsabilidade social, as Instituições de ensino tem o papel muito importante, seja ela publica ou privada, os olhares se volta para a educação em prol de uma sociedade mais justa, seja ela social, cultural ou econômica.

Pontos Fracos:

A gestão do relacionamento eficaz dentro de uma organização passa pela comunicação interna, onde todos os envolvido no processo, tenha uma comunicação linear que permita a interação de todos dentro da organização.

A formação acadêmica é constituída através do conhecimento adquirido com conteúdo aplicados cumprindo o cronograma pedagógico e atividades que alinham teoria e prática, além de cumprir a matriz curricular de cada curso, a formação pode ser preenchida com conhecimento de atividades que podem ser exercidas dentro área que abrange a profissão. A interdisciplinaridade entre os curso possibilita a integração entre os cursos com atividades que podem unir o conhecimento teórico da área  em ações efetuadas através de outro curso (Ex; Marketing Verde – integrando os cursos de Gestão Ambiental e Marketing).
Oportunidade:

A ascensão da nova classe média brasileira (C e D) propiciada pela estabilidade econômica do país e políticas sociais do governo tem estimulado a mudanças no comportamento de integrante destas classes, que tem elencado prioridades de suas necessidades, prioridades esta que passa pela educação, para a transformação cultura e social. O aumento da expectativa de vida do brasileiro a oferta de emprego pele levado jovens e adultos a especializar-se em busca de uma colocação ou promoção dentro deste mercado que exige a qualificação de sua mão de obra, em atividades voltadas para a indústria, comercio e serviços.
A grande demanda  em relação ao numero de instituições de ensino superior  publicas, para quem busca ingressar no ensino superior tem propiciado o aumento de instituições de ensino superior privado, estas instituições voltada para o marketing holístico, em observar as atividades desenvolvidas na economia local de um estado ou região.
As mudanças no mercado global têm feito com que a valorização do ensino superior voltado para o bacharel no Brasil perca um pouco de sua força para o ensino superior de Tecnologia, com profissionais certificados e habilitado para atuar no mercado de trabalho em um curto período. Tendência seguida de países europeus e asiáticos onde o ensino tecnológico se equipara em porcentagem ao bacharelado.

Ameaças:

A Falta de conhecimento por parte das empresas e da população sobre o que implica a formação de profissionais formados em cursos tecnológicos, criar impasse para a procura por esses cursos, dificultando o suprimento da necessidade deste profissional no mercado de trabalho, o que tem levado o Brasil a importar esse tipo de mão de obra de países que onde a pratica e intensivos voltados para o ensino tecnológico e feitos de forma mais eficaz. Essa dificuldade vem da cultura brasileira de valorização com cargos e salários com mais destaque para quem possua um diploma de bacharel.
As instituições de ensino superior têm buscado oferecer a seus clientes formas de ensino que possibilita a facilidade de acesso ao ensino superior, atualmente representado pelo crescente numero do ensino a distância (EAD), utilizando recursos tecnológicos que quebra barreira do tempo e distância.




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