Por Erik Vander de Paulo Oliveira
Um dos objetivos que organizações buscam ao oferecerem treinamentos, são as mudanças de atitudes entorno de seu CAPITAL HUMANO – formado pessoal que vão desde o do operário chão de fabrica ate o executivo do alto escalão, buscando transformar atitudes reativas em atitudes proativa, inovadoras desenvolvendo o espirito de equipe em prol da organização.
O capital humano de uma empresa é visto como o diferencial de mercado da mesma, em um cenário globalizado que exige que as empresas estejam constantemente preparadas para os desafios e inovações impostos pela concorrência. Grandes organizações veem o treinamento como um investimento para obter sucesso nos negócios, pois essas organizações precisão de pessoas ágeis, com espirito empreendedor e dispostas a assumir riscos. Quando se fala em treinamentos o foco é buscar melhorar as capacidades exigidas para o desempenho da função exercida dentro do ambiente de trabalho de imediato.
Com a aplicação de treinamentos, pessoas podem desenvolver atitudes e comportamentos diferentes ao assimilar novas informações e habilidades, tendo como retornos resultados satisfatórios para o individuo e para a empresa.
Mas como e para quem deve ser executados treinamentos? São perguntas pertinentes ao assunto. A resposta vem de analises organizacionais que apontam para tarefas executadas de forma individual ou coletiva. Abaixo estão listados alguns tipos de treinamento que podem ser executado para o CAPITAL HUMANO de uma organização levando em consideração a função exercida.
· Integração – o objetivo é adaptar as pessoas à organização;
· Técnico- operacional – buscar a capacitação do individuo para p desempenho das tarefas especificadas a serem realizadas;
· Gerencial – procura desenvolver a competência técnica, administrativa e comportamental;
· Comportamental – tem o intuito de solucionar os problemas de inter-relações no ambiente organizacional;
O treinamento quando implantado de forma correta proporciona vantagens como:
· Definição da caracteríscas dos colaboradores, ou CAPITAL HUMANO;
· Formação e aperfeiçoamento dos colaboradores;
· Padronização de profissionais;
· Aproveitamento das aptidões dos colaboradores;
· Autoconfiança e trabalho em equipe;
· Aumento de produtividade com alta qualidade dos produtos ou serviço;
· Diminuição de custos;
· Promoção dentro de própria empresa de cargos de gerência e supervisão;
· Diminuição da rotatividade de colaboradores;
· Que acentuada de acidentes de trabalho;
O treinamento proporciona experiências permanentes na melhora da capacidade de desempenhar uma atividade de um individuo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário