Por Erik Vander de Paulo Oliveira
Buscamos na vida o que chamamos de... “SUCESSO”. Mas qual o verdadeiro sentido da palavra SECESSO? Seja tanto na vida Pessoal ou Profissional.
Podemos defini-lo através de duas palavras, Sonhos e Objetivos:
· Sonhos - seriam uma demonstração da realidade do inconsciente, é colocar-se em uma posição cômoda a espera que as coisa na qual sonhamos aconteçam....
· Objetivos - É sermos suscetíveis a não esperarmos as coisas acontecerem do acaso, e sim estabelecer “Metas” para concretização de um sonho.
Ter uma “Meta” é seguir os seguintes passos:
1- Traçar um plano objetivo e bem definido;
2- Estabelecer o predomínio do bom senso;
3- Ter orientação de um especialista;
4- Manter disciplina e o foco;
5- Definir uma data de começo e fim;
Não se frustre, caso não venha alcançar seus objetivo no tempo determinado. Pare e reflita em quais pontos é preciso melhorar para alcançá-lo, pois são com os erros ou percalços do caminho que se adquire o verdadeiro aprendizado na vida.
Esteja sempre atento aos mínimos sinas e fatos que vida nos apresenta, mesmo que pareçam menos importante, eles são os tijolos pra construção do “SUCESSO”.
Todos nós temos nossos objetivos sejam eles ligados a vida pessoal ou profissional, ao analisar o ser humano podemos nos deparar com diversas características: o lado simples e complexo, o rápido as mudanças,o pró-ativo, os que não aceita as mudanças e resisti a elas e aqueles acredita que as mudanças podem levar a algo melhor.
Os cenários mercadológicos estão mudando constantemente e como citados acima corremos atrás de nossos objetivos, mas existem muitas pessoas não percebem as mudanças de cenário ou tem o medo de perceber devido a comodidade que é vivida. O medo de arriscar faz que o individuo diminua o ritmo de percorrer os seus objetivo, o aperfeiçoamentos parece desnecessário pois vive a estabilidade pessoal ou profissional.
Quando elaboramos um planejamento para alcançarmos nossos objetivos já demonstramos as características de acreditar que as mudanças iram propiciar algo melhor. A busca constante do conhecimento é um diferencial diante do mercado tão competitivo tratando- se de produtos ou serviço.
Durante a elaboração um trabalho acadêmico de estudo do cenário do ensino superior no Brasil, a analise do Ambiente Sociocultural chamou atenção para os seguintes pontos:
· Denominadas gerações “y” e “z” permeiam as universidades: jovens com perfil inquieto, produtores de conteúdos digitais e dependentes da expansão tecnológica.
· Mercado de trabalho cada vez mais exigente e em busca de profissionais com perfis mais completos;
· A sociedade brasileira já incorporou a ideia de que a educação é a única base para a mobilidade social e desenvolvimento cultural;
· População economicamente ativa- adulta- retorna aos estudos;
· Ampliação da necessidade de constante atualização: Não basta a graduação, um bom profissional tem de ter uma pós-graduação, um mestrado, doutorado entre outras especializações, pois há o aumento da competição a um nível qualitativo que envolve o diferencial do aluno e a inovação;
São pontos que mostra a inquietude e percepção das mudanças para algo melhor.
Lendo o jornal um trecho da reportagem de Fabio Barbosa (Folha de São Paulo) me chamou a atenção para corrermos cada vez mais atrás de nossos objetivos, elaborando um planejamento a ser seguido para o alcance das metas estabelecidas, e chegar ao SUCESSO: “Nossa pior atitude é aceitar que "é assim mesmo" e que nada podemos fazer para melhorar as coisas no país”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário