domingo, 30 de junho de 2013

PILARES DE SUSTENTAÇÃO EMPRESARIAL

A sobrevivência empresarial com o mercado mais competitivo a cada dia, onde produtos e serviços tornam-se obsoletos vêm exigindo uma postura diferenciada por parte das empresas que buscam uma longevidade que se consolida em lucratividade e rentabilidade. A base da sustentação de uma empresa esta em atender da melhor maneira possível às necessidades de seus clientes, com soluções sustentáveis do ponto de vista de pessoas, ambiental e de negocio. A sustentação empresarial pode tornar-se uma oportunidade de prospectar novos negócios e geração receitas e contribuindo para a continuidade dos negócios.

O Sucesso empresarial de uma empresa de grande ou pequeno porte está diretamente relacionado na forma na qual ela se relaciona com os seus públicos estratégicos sendo estes: clientes, colaboradores e fornecedores.

Todo processo produtivo das empresas a todo instante necessita uma implementação e melhorias, porem a MISSÃO, VISÃO e VALORES devem ser bem definidos e estabelecidos em sua cultura que deve tornar-se única.

MISSÃO, VISÃO e VALORES São os pilares de sustentação de uma empresa. Estes pilares proporciona a reflexão da importância da excelência da qualidade para a empresa, e implica na motivação a orienta para equipe praticar os princípios que levaram a empresa a alcançar o sucesso desde o principio.

O não fortalecimento de mercado por parte de algumas empresas que deixam de existir nos primeiros anos de vida esta ligada a não formalização dos pilares de sustentação descritos acima, e a falta de implementação de esforços e dinheiro em ações que ajudam a contribuir para consolidação de sucesso através de novos pilares que ajudam alicerçar qualquer negocio como: Processos, Tecnologia, Pessoas e Constância de propósitos.

  • Processos: clareza e conhecimentos de todos envolvidos no processo, normatizando o papel desempenhado e sua importância. Ações que reduzem custos e erros e ineficiência. Uma gestão descentralizada que contribui através da Abertura: a transparência e o incentivo ao diálogo no processo de comunicação inspiram confiança e entendimento; Relevância: foco em informações importantes e que agreguem valor ao seu destinatário.
  • Tecnologia: Utilizar os avanços tecnológico em prol do crescimentos empresarial com softwares especialmente desenvolvidos para atender as necessidades de cada empresa especifica, o que possibilita nortear a gestão ligadas aos controles Financeiros, Contábeis, Comerciais, Marketing e de Pessoal. Tecnologia que permite estas empresas retirar o gesso da visão micro e passe a ter uma visão macro que lhe proporcione maior mobilidade para prospectar novos mercados.
  • Pessoas: Uma empresa é formada por pessoas constituída como funcionários alocados em diversos departamentos instaurados nestas empresas. Pessoas são peças fundamentais na engrenagem. Porem se estas pessoas são expostas ao um ambiente não saudável durante sua jornada de trabalho, isto automaticamente ira gerar uma insatisfação por parte deste funcionário que é responsável por um produto ou serviço ofertado por esta empresa. O grau de insatisfação dos funcionários fará com que todos os esforços estabelecidos nas estratégias empresariais sejam impossíveis de serem atingidos devido ao reflexo percebido pelo cliente externo. Sem uma politica eficaz de recrutar e manter pessoas qualificadas dentro de seu quadro de pessoal a empresa não sairá do lugar. Toda atividade empresarial por mais que busque automatizar seu processo, com certeza irá precisar de pessoas para funcionar e só os melhores podem garantir o perfeito funcionamento. Todo o esforço e dinheiro empregado no processo de recrutar e manter os melhores profissionais nunca deve ser visto como um custo e sim um investimento, pois um profissional qualificado pode gerar e agregar valores e benefícios para o negócio. Custoso é manter pessoas ruins, desmotivadas, dependentes, submissas, que desejam que tudo permaneça como está para mantendo-se em sua zona de conforto.
  • Constância de propósitos: Uma organização movida pela qualidade e tem como objetivo estratégico figurar como líder em qualidade entre os produtos e serviços ofertados dentro de seu segmento. Esse forte compromisso requer a utilização das mais modernas metodologias de gestão e melhoria contínua envolvendo todo o ciclo de desenvolvimento e gerenciamento de Produtos e Serviços desde o projeto inicial ao serviço de pós-venda. A adoção do Modelo de Gestão para a Excelência que se propõe a analisar a organização de uma forma ampla e integrada. Sendo forma por líderes e representantes de todas as áreas, com a finalidade de refletir, discutir e propor oportunidades para melhorar a gestão da empresa demonstra constância nos propósitos firmados pela empresa.

Por mais óbvio que pareça ser, as empresas não veem os verdadeiros pontos que podem ser atacados ao implantar todos os pilares apresentados acima, agindo de certa forma com os olhos vedados ou sobre influencia de picaretas de plantão que na realidade não querem o desenvolvimento verdadeiro destas empresas. Longevidade não é alcançada através de amadorismo. Independente todo tamanho da empresa ela deve se comportar com uma das grandes do mercado tornando-se referencia de mercado, segundo Peter Druker dizia que "sua empresa é do tamanho que seu administrador permite".





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário