segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O Treinamento no Ambiente Mercadológico

Por Erik Vander de Paulo Oliveira


Um dos objetivos que organizações buscam ao oferecerem treinamentos, são as mudanças de atitudes entorno de seu CAPITAL HUMANO – formado pessoal que vão desde o do operário chão de fabrica ate o executivo do alto escalão, buscando transformar atitudes reativas em atitudes proativa, inovadoras desenvolvendo o espirito de equipe em prol da organização.
O capital humano de uma empresa é visto como o diferencial de mercado da mesma, em um cenário globalizado que exige que as empresas estejam constantemente preparadas para os desafios e inovações impostos pela concorrência. Grandes organizações veem o treinamento como um investimento para obter sucesso nos negócios, pois essas organizações precisão de pessoas ágeis, com espirito empreendedor e dispostas a assumir riscos. Quando se fala em treinamentos o foco é buscar melhorar as capacidades exigidas para o desempenho da função exercida dentro do ambiente de trabalho de imediato.
Com a aplicação de treinamentos, pessoas podem desenvolver atitudes e comportamentos diferentes ao assimilar novas informações e habilidades, tendo como retornos resultados satisfatórios para o individuo e para a empresa.
Mas como e para quem deve ser executados treinamentos? São perguntas pertinentes ao assunto. A resposta vem de analises organizacionais que apontam para tarefas executadas de forma individual ou coletiva. Abaixo estão listados alguns tipos de treinamento que podem ser executado para o CAPITAL HUMANO de uma organização levando em consideração a função exercida.
·         Integração – o objetivo é adaptar as pessoas à organização;
·         Técnico- operacional – buscar a capacitação do individuo para p desempenho das tarefas especificadas a serem realizadas;
·         Gerencial – procura desenvolver a competência técnica, administrativa e comportamental;
·         Comportamental – tem o intuito de solucionar os problemas de inter-relações no ambiente organizacional;
O treinamento quando implantado de forma correta proporciona vantagens como:
·         Definição da caracteríscas dos colaboradores, ou CAPITAL HUMANO;
·         Formação e aperfeiçoamento dos colaboradores;
·         Padronização de profissionais;
·         Aproveitamento das aptidões dos colaboradores;
·         Autoconfiança e trabalho em equipe;
·         Aumento de produtividade com alta qualidade dos produtos ou serviço;
·          Diminuição de custos;
·         Promoção dentro de própria empresa de cargos de gerência e supervisão;
·         Diminuição da rotatividade de colaboradores;
·         Que acentuada de acidentes de trabalho;
O treinamento proporciona experiências permanentes na melhora da capacidade de desempenhar uma atividade de um individuo.

domingo, 28 de agosto de 2011

Tony Melendez - Motivacional

Em Busca do SUCESSO

Por Erik Vander de Paulo Oliveira
Buscamos na vida o que chamamos de... “SUCESSO”. Mas qual o verdadeiro sentido da palavra SECESSO? Seja tanto na vida Pessoal ou Profissional.
Podemos defini-lo através de duas palavras, Sonhos e Objetivos:
·    Sonhos - seriam uma demonstração da realidade do inconsciente,  é colocar-se em uma posição cômoda a espera que as coisa na qual sonhamos aconteçam....
·    Objetivos - É sermos suscetíveis a não esperarmos as coisas acontecerem do acaso, e sim estabelecer “Metas” para concretização de um sonho.
Ter uma “Meta” é seguir os seguintes passos:
1-    Traçar um plano objetivo e bem definido;
2-     Estabelecer o predomínio do bom senso;
3-    Ter orientação de um especialista;
4-    Manter disciplina e o foco;
5-    Definir uma data de começo e fim;
Não se frustre, caso não venha alcançar seus objetivo no tempo determinado. Pare e reflita em quais pontos é preciso melhorar para alcançá-lo, pois são com os erros ou percalços do caminho que se adquire o verdadeiro aprendizado na vida.
Esteja sempre atento aos mínimos sinas e fatos que vida nos apresenta, mesmo que pareçam menos importante, eles são os tijolos pra construção do “SUCESSO”.
Todos nós temos nossos objetivos sejam eles ligados a vida pessoal ou profissional, ao analisar o ser humano podemos nos deparar com diversas características: o lado simples e complexo, o rápido as mudanças,o pró-ativo, os que não aceita as mudanças e resisti a elas e aqueles acredita que as mudanças podem levar a algo melhor.
Os cenários mercadológicos estão mudando constantemente e como citados acima corremos atrás de nossos objetivos, mas existem muitas pessoas não percebem as mudanças de cenário ou tem o medo de perceber devido a comodidade que é vivida. O medo de arriscar faz que o individuo diminua o ritmo de percorrer os seus objetivo, o aperfeiçoamentos parece desnecessário pois vive a estabilidade pessoal ou profissional.


Quando elaboramos um planejamento para alcançarmos nossos objetivos já demonstramos as características de acreditar que as mudanças iram propiciar algo melhor. A busca constante do conhecimento é um diferencial diante do mercado tão competitivo tratando- se de produtos ou serviço.
Durante a elaboração um trabalho acadêmico de estudo do cenário do ensino superior no Brasil, a analise do Ambiente Sociocultural chamou atenção para os seguintes pontos:
·    Denominadas gerações “y” e “z” permeiam as universidades: jovens com perfil inquieto, produtores de conteúdos digitais e dependentes da expansão tecnológica.
·    Mercado de trabalho cada vez mais exigente e em busca de profissionais com perfis mais completos;
·    A sociedade brasileira já incorporou a ideia de que a educação é a única base para a mobilidade social e desenvolvimento cultural;
·    População economicamente ativa- adulta- retorna aos estudos;
·    Ampliação da necessidade de constante atualização: Não basta a graduação, um bom profissional tem de ter uma pós-graduação, um mestrado, doutorado entre outras especializações, pois há o aumento da competição a um nível qualitativo que envolve o diferencial do aluno e a inovação;

São pontos que mostra a inquietude e percepção das mudanças para algo melhor.

Lendo o jornal um trecho da reportagem de Fabio Barbosa (Folha de São Paulo) me chamou a atenção para corrermos cada vez mais atrás de nossos objetivos, elaborando um planejamento a ser seguido para o alcance das metas estabelecidas, e chegar  ao SUCESSO: “Nossa pior atitude é aceitar que "é assim mesmo" e que nada podemos fazer para melhorar as coisas no país”.


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Atendimento - A Arte de Encantar Clientes

Por Erk Vander de Paulo Oliveira

Hoje o preço, qualidade e bom ponto comercial não são os requisitos principais em um mercado competitivo onde o cliente determina que deve crescer ou não. Não existe a famosa receitinha de bolo para encantar os clientes, porem o  atendimento é fator básico para alavancar ou fracassar um negocio, se executado de forma em que colarmos em prática uma das muitas definições que podemos encontrar por diversos autores, e uma desta podemos colocar a de  Theodore Levitt “Marketing é obter e manter cliente”, onde pode-se destacar que o ATENDIMENTO é o diferencial de sua empresa em relação a concorrência.

A conscientização das empresas em relação a importância do ATENDIMENTO em seu negocio passa por treinamentos de suas forças de venda, pois ninguém nasce vendedor, ele  torna-se um. Para isso é preciso obter o conhecimentos de técnicas que ajudam a encantar os clientes. Um dos objetivos das empresas hoje não realizar somente uma venda, mas fidelizar o cliente. O ATENDIMENTO  abre caminho para umas das ferramentas de marketing que empresa seja ela voltada para o varejo, atacado e a venda direta independente da área de atuação pode utilizar que é o relacionamento com o cliente, buscando conquistar para relacionar-se.

As venda pela Internet é um mercado que vem apresentando grande ascensão com as facilidades oferecida aos usuários do ambiente virtual como preço, qualidade, variedade e entrega, há um grande o numero de adeptos desse comercio, porem há espaço para o comercio virtual e  o tradicional. Por mais haja tantas facilidades oferecidas pela Internet, o contato direto com o cliente não irá acabar em alguns seguimento que exige o contato direto onde o cliente necessita sentir o produto, mas devido acima de tudo  a necessidade  do ser humano de relacionar-se, sentir o calor humano, e cabe ao ATEDIMENTO a tarefa de suprir essa necessidade de seus clientes, fazer o momento de TROCA, onde o cliente tem a necessidade de um produto ou serviço e resolve realizar a troca, empregando certo valor afim de satisfazer sua necessidade, torno esse momento único.

Quem nunca realizou um processo de TROCA passou por um mau atendimento? O mau atendimento causa um experiência que o desejo é que seja de conhecimento de muitos. Quando entramos em uma loja e para comprar algo e devido ao bom atendimento acabamos comprando alem do que entramos disposto a comprar, significa que a experiência foi única pelo lado positivo e falamos pra mais duas ou três pessoas recomendando aquela loja, já quando esse atendimento é ao contrario não levamos nada e ainda falamos para o mesmo numero pessoas multiplicado por dez, e hoje o mau atendimento tem um inimigo a sua altura, as REDES SOCIAIS.

Buscando ajudar você a melhorar o seu atendimento e encantar seus cliente o Blog Marketing Paranavaí listou algumas ações de atendimento que podem influenciar  no processo de encantar seus clientes:

     · O Atendente Desligado – O cliente chega na loja e ninguém o percebe. Ele  visita todos os produtos, e nada de aparecer alguém para lhe dar atenção. O atendente está sempre ocupado, fazendo “algo mais”. Ele  sente até impulso de furtar alguma coisa, só para testar o grau de vigilância da loja.
      · O Atendente Excessivamente Zeloso - É aquele que não larga do seu pé. Deveria até ser denominado de “sombra”. O cliente anda daqui, gira dali, dribla, e lá está ele nos seus calcanhares. Nesse momento, o cliente até imagina que isso poderia render um jogo divertido de esconde-esconde.
     · O Atendente Curto e Rápido - Aquele que aborda o cliente em dois tempos. Deseja-lhe bom dia ou boa tarde ou boa noite, pergunta se o cliente deseja alguma coisa - e some para sempre. O cliente fica até preocupado, imaginando que o atendente foi vítima de algum fenômeno de abdução.
     ·  O Atendente Muito Gentil - É a típica pessoa boazinha, muito solícita, uma simpatia, mas que não conhece o produto que vende, sempre diz um “peraí” e corre para chamar o colega mais informado.
     · O Atendente Mui Amigo – O cliente sabe que o cara está lhe roubando, ele  já viu aquele produto mais barato em algum lugar. Mas o cara jura pela mãe dele que o produto é o mais em conta e o melhor do mercado.
     · O Atendente Juiz - É o tipo que lhe estuda dos pés à cabeça e determina: bom para você é o que ele acha que é bom. Às vezes você mal abriu a boca, e o cara já vai sugerindo mil coisas. Detalhe: nenhuma lhe interessa.

Com certeza essa não é a experiência que tanto eu como você deseja encontrar durante o processo de Compra. Agora vamos listas algumas dicas básicas para um bom atendimento:

1. Cumprimente o cliente com um aperto de mão na entrada e na saída;
2. Pergunte o seu nome e se apresente;
3. Deixe bem claro, na imposição de voz e na postura, que ele está diante de um prazeroso com sua atividade;
4. Ofereça água ou café;
5. Se possível, tenha à mão amostras, pequenos brindes e descontos inesperados (arredondar centavos no caixa, por exemplo);
6. Pergunte-lhe se conhece o produto ou o atendimento da casa. Se a resposta for negativa, dê-lhe informações a respeito. Com simplicidade, mas transmitindo muita segurança;
7. Saiba o que o cliente procura, exatamente, e apresente a ele propostas condizentes com sua expectativa;
8. Sugira, quando necessário, mas sempre levando em consideração o estilo da pessoa à sua frente.
9. Aprenda a escutar, inclusive nas entrelinhas, assim poderá oferecer mais do que o cliente veio comprar.
10. Cuide do visual, demonstre ser uma pessoa ética e educada.

Vamos ver uma história que ilustra o resultado do bom ATEDIMENTO:

“Um garotão inteligente, vindo da roça, se candidatou a um emprego numa grande loja de departamentos da cidade.
Na verdade, era a maior loja de departamentos do mundo, tudo podia ser comprado nesta loja.
O gerente perguntou ao rapaz:
Você já trabalhou alguma vez na vida?
- Sim, eu fazia negócios na roça.
O gerente gostou do jeitão simplório do moço e disse:
Pode começar amanhã, e no final da tarde venho verificar como você se sai.
O dia foi longo e árduo para o rapaz. Às 17h30min o gerente se acercou do novo empregado para verificar sua produtividade e perguntou:
Quantas vendas você fez hoje?
- Uma!
- Só uma? A maioria dos meus vendedores faz de 30 a 40 vendas por dia. De quanto foi a venda que você fez?
-Dois milhões e meio de reais!
- O quê? Impossível! Como VOCÊ conseguiu isso?
- Bem, o cliente entrou na loja e eu lhe vendi um anzol pequeno, depois um anzol médio e finalmente um anzol bem grande. Daí eu lhe vendi uma linha fina de pescar, uma de resistência média e uma bem grossa, para pescaria pesada. Eu lhe perguntei onde ele ia pescar e ele me disse que ia fazer pesca oceânica. Então sugeri que talvez fosse precisar de um barco, então eu acompanhei até a seção de náutica e lhe vendi uma lancha importada, de primeira linha. Aí eu disse a ele que talvez um carro pequeno não fosse capaz de puxar a lancha, levei-o a seção de carros e lhe vendi uma caminhonete com tração nas quatro rodas.
O gerente levou um susto e perguntou:
- Você vendeu tudo isso a um cliente que veio aqui pra comprar um pequeno anzol?
- Não senhor, ele entrou aqui, de fato, para comprar um pacote de absorvente para a esposa, e eu disse a ele: “Já que o final de semana do senhor está perdido, porque o senhor não vai pescar?”.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Steve Jobs renuncia à presidência da Apple

Steve Jobs, 56, anunciou nesta quarta-feira que deixará a presidência-executiva da Apple, cargo que ocupava desde 1997. Sua saída levanta dúvidas sobre o futuro da maior empresa de tecnologia do mundo.
Os motivos não foram revelados, mas o executivo está desde janeiro de licença médica --a terceira nos últimos sete anos.
"Sempre disse que, se chegasse o dia em que não poderia mais cumprir meus deveres e expectativas, eu seria o primeiro a avisá-los", disse Jobs em comunicado (leia abaixo) à diretoria da Apple. "Infelizmente esse dia chegou."
Jobs passou por um transplante de fígado há dois anos e, em 2004, descobriu que tinha uma forma rara de câncer no pâncreas.
Nas suas raras aparições neste ano, como no lançamento do iPad 2, em março, ele pareceu ainda mais magro que o normal.
Apesar de estar de licença desde o início de janeiro (nem ele nem a Apple explicaram a razão), o momento do anúncio foi considerado surpreendente, aumentando ainda mais os questionamentos sobre o estado da sua saúde.
Segundo o "Wall Street Journal", o executivo continuava envolvido nos últimos meses na empresa e na estratégia de desenvolvimento de produtos --nova versão do iPad deve chegar às lojas nos próximos meses, assim como o mais recente iPhone.

TROCA DE COMANDO

Jobs afirmou que pretende continuar como empregado, diretor e presidente do conselho da Apple e recomendou que Tim Cook, 50, que o substitui desde janeiro, assuma a presidência definitivamente.
A direção da Apple confirmou que tanto Cook será o novo presidente-executivo como que Jobs comandará o conselho.
Cook está na empresa desde 1998 e foi o responsável por transformar a cadeia de fornecedores da Apple, tornando-a mais eficiente. Mas não tem o perfil de "showman" de Jobs.
Ainda que Jobs continue trabalhando, não se sabe qual o impacto que sua saída terá nos rumos da empresa, em que ele era a principal força criativa.
Ele teve papel fundamental no renascimento da linha Mac e no desenvolvimento de produtos como iPad, iPod e iPhone, que inicialmente pareciam supérfluos, mas que se tornaram fenômenos de massa, transformando a indústria em torno deles.
Isso não quer dizer que todas as suas investidas deram certo. O serviço MobileMe e, em menor grau, o Apple TV podem ser considerados apostas fracassadas.

FALÊNCIA

Ao retornar à Apple em 1996, Jobs (que fundou a empresa nos anos 1970 e saiu em 1984) liderou reviravolta em que transformou uma companhia à beira da falência em um ícone e na segunda maior do mundo em termos de valor de mercado, e muito perto da líder, a ExxonMobil.
Desde que assumiu, em setembro de 1997, a presidência-executiva da companhia, as ações da Apple se valorizaram em mais de 6.700%.
Como comparação, a Microsoft, que na volta de Jobs à Apple era a líder em tecnologia, vale hoje US$ 209 bilhões, cerca de US$ 140 bilhões menos que a rival.
As ações da Apple fecharam ontem com alta de 0,69%, mas o anúncio da saída de Jobs foi feito após o fechamento das Bolsas nos EUA. No "after market", os papéis chegaram a cair 7%.



Princípios para o Sucesso

Por Erk Vander de Paulo Oliveira


Para obter o sucesso deve-se dedicar todos os esforços no aspecto profissional e financeiro? De fato existem pessoas que acreditam que podem separar o lado pessoal, do profissional, na realidade pode-se até tentar e se iludir, mas na realidade isso não existe. Uma pessoa não pode trabalhar bem, por exemplo, se estiver no meio de um grande conflito familiar.

O equívocos em Marketing Pessoal

Fazer uso de uma roupa bonita para esconder o real produto. No primeiro  banho de lama que levar no mercado, tudo acabado, é vestir uma mascara, e o mercado esta cheio de pessoas bem sucedidas, porem de mascaras.  

A muitos que pensam que ao pegar dicas e macetes de como se vestir e se comportar  esta fazendo o seu marketing pessoal, mas o que é o marketing pessoal? Ao relembrarmos a primeira postagem do Blog Marketing Paranavaí, vemos que marketing Pessoal é a utilização de conceitos e instrumentos de marketing em prol de uma carreira profissional e da vida pessoal de um individuo. Quando utilizamos as ferramentas do marketing para construção de nossa marca de maneira correta estamos construindo um produto com habilidades, conhecimentos e qualidade e uma embalagem bonita e atraente, para depois mostrar-se e vender-se.


terça-feira, 23 de agosto de 2011

Eliminando PRÉ-conceitos!




PRÉ-Conceito!
Por Adm. Marizete Furbino



Podemos chamar de “pré-conceito”, um conceito pré-concebido de algo, conceito este advindo somente de uma idéia gerada do desconhecido e que, na maioria das vezes, leva à injustiça, à marginalização, à discriminação, podendo causar outros danos, uma vez que o mesmo é baseado principalmente na aparência e na falta de empatia.
Fazer uso de um conceito prévio na maioria das vezes é extremamente perigoso, uma vez que pode-se provocar danos muitas vezes irreparáveis. Devido a um conceito antecipado de alguém, a empresa pode deixar de admitir um profissional que seria uma potência no que tange à sua profissão, podendo então perder um profissional que poderia ser um grande colaborador, devido a um mal-entendido. Até mesmo pode deixar de fechar um ótimo contrato por não perceber e valorizar tal profissional como deveria. Enfim, quando se faz um pré-conceito ou um pré-julgamento a empresa só tem a perder.
Com efeito, a prévia conceituação do profissional, sem conhecer o seu caráter, o seu conhecimento, a sua experiência em relação ao cargo que deveria ocupar, baseando-se somente na estrutura física do mesmo ou nas atitudes presentes em determinadas situações, é prática arriscada. Caso a empresa eventualmente admita ou faça tal prática, pode comprometer todo um trabalho, caso isso venha à tona, com inevitáveis arranhões em sua imagem que a duras penas foi construída ao longo de anos.
De qualquer maneira, apesar de negarem o preconceito, muitas empresas “pecam” quando do momento da contratação, fazendo talvez até de forma inconsciente a discriminação, se esmerando em demasia nas características físicas e não no talento, no conhecimento e nas habilidades, menosprezando grandes profissionais; por conseguinte, constatamos que esses estereótipos acabam por limitar o potencial da empresa justamente por esse descrédito. A empresa, por sua vez, sai perdendo em meio a um mercado altamente exigente e que não permite falhas e/ou perdas.
Neste raciocínio, é importante perceber que mesmo em um mercado altamente exigente, preconceitos latentes e ocultos poderão existir; assim, ser meticuloso é preciso. Nesse sentido, torna-se de grande valia uma monitorização contínua e que evitaria transtornos e danos futuros causados pelos conceitos antecipados.
Neste aspecto o preconceito na empresa lembra a imagem de um “trator”, que por onde passa causa uma “varredura” geral. Desta forma, vai “demolindo” o profissional, pois, além de gerar a discriminação entre os componentes, acarreta danos drásticos como depressão, revolta, repúdio, indignação, baixa auto-estima, desvios comportamentais, dentre outros. Como conseqüência a empresa terá baixa produtividade, uma vez que o profissional perde o entusiasmo, perde a alegria de trabalhar e de viver, perdendo também o prazer e o gosto pelo trabalho, deixando muito a desejar no que tange ao desempenho de sua função, alcançando deste modo, resultados muito aquém do esperado.
Se observado com atenção, o preconceito faz com que a empresa tenha uma visão “tosca”, “obscura” e equivocada do profissional, tornando-a desta maneira, intolerante, imprecisa e radical em sua tomada de decisão. Tais posturas podem colocar a empresa em uma situação frágil e vulnerável no mercado.
Neste raciocínio, partindo da idéia de que a empresa é resultado das ações do maior bem patrimonial que nela existe, ou seja, das pessoas, é de suma importância que ela, a empresa, se preocupe não somente com a saúde física, mas também com a saúde mental de seus colaboradores. Deve de forma constante patrulhar eventuais ocorrências de preconceitos, cuidando sempre de bani-los, jamais deixando que tal prática prolifere na empresa. 
Diante do exposto, implementar projetos que corroborem com a inclusão, integração e união de todos os colaboradores da empresa  é mais do que preciso – é necessário. A partir dessa estratégia os colaboradores se sentirão sensibilizados a se integrarem e a somarem, exercendo de fato o seu papel de “vitrine” da empresa na qual estão inseridos, dispostos a contribuírem para que haja mudança  e melhoria de fato, se entregando ao exercício de sua função sem quaisquer preconceitos,  zelando pela solidez da empresa. No entanto, há uma única exceção aceitável no momento da contratação de RH. Pessoas que destoam da maioria em sua aparência, tais como usuários de piercings grotescos na face e tatuagens e implantes estranhos em locais visíveis do corpo, eventualmente podem ser rejeitadas para determinadas funções, sobretudo naquelas que estão em contato com público e clientela. Mesmo assim, se o candidato tem talento, poderá ser alocado em um setor onde possa produzir bem, mas sem “chocar” a clientela. Naturalmente, se ele tem bom caráter e entrosa bem com as pessoas, com o tempo será naturalmente aceito pelos demais funcionários.
Posto isto, conclui-se que para exterminar o preconceito na empresa é preciso que haja mudança de percepção, de comportamento e de atitude diante das pessoas e fatos. Isto dependerá e muito do interesse da empresa no que tange à implantação e implementação de projetos para sensibilizarem os profissionais quanto ao tema em questão; entretanto, o sucesso desses dependerá de todos os profissionais que compõem a empresa.
É cediço que ambos, empresa e colaboradores deverão perceber vantagens em todo o processo e manifestarem suas vontades em querer de fato mudar; somente assim este mal poderá ser extinto.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Sucesso Profissional

O Sucesso Profissional é alcançado através de diversas etapas a serem vencidas pelo individuo. Mas para alcançar é necessário um processo de planejamento de curto a longo prazo.        

                Muitos profissionais focam o olhar no futuro visando seus objetivo lá na frente. É no presente que nos acertamos com o passado, que preparamos um futuro melhor. É no presente onde tudo acontece. Somente o presente nos pertence.

       10 dicas extremamente simples para alavancar a sua carreira:

1 - Foque o positivo.
2 - Aja com entusiasmo.
3 - Não julgue precipitadamente.
4 - Seja empático.
5 - Fale menos e faça mais.
6 - Pergunte sempre: isso agrega valor?
7 - Aprenda a automotivar-se.
8 - Prepare sucessores.
9 - Compartilhe o sucesso.
     10 - Valorize a ética e a cidadania.

domingo, 21 de agosto de 2011

Relacionamento com empresas via redes sociais

As Bases da Empregabilidade

Conquistar e manter o território profissional requer muito jogo de cintura. Em seguida estão alguns malabarismos profissionais que ajudam a não deixar a peteca cair.
As bases da empregabilidade repousam sobre competências que as empresas requerem de seus executivos em diferentes graus, como:
1. Agregar valor e contribuir para a empresa:
2. Ser responsável:
3. Ser leal:
4. Ter iniciativa pessoal e senso de empreendedor:

1.    Agregar valor e contribuir para a empresa   :
É não mais perguntar o que a empresa pode fazer por você, mas sim o que você pode fazer por ela e que seja relevante para o seu negócio e para o seu sucesso. A sua contribuição pessoal à empresa deve ser valiosa e relevante.

2.    Ser responsável:
Hoje, o bom funcionário não é o que localiza e aponta o problema, mas aquele que traz a solução. Não é mais o que executa perfeitamente a rotina burocrática, mas o que satisfaz a necessidade do cliente.

3.    Ser leal:
Significa não somente vestir a camisa da empresa, mas aportar valor ao negócio, trazer contribuições efetivas para a empresa e torná-la mais criativa e valiosa a cada momento que passa.

4.    Ter iniciativa pessoal e senso de empreendedor:
Trocar o comportamento passivo e rotineiro pelo desempenho ativo e empreendedor.
      Botar a mão na massa.
      Assumir riscos.
      Apresentar soluções e não apenas os problemas.
      Estar sempre no lugar onde acontecem as coisas.

Tornando-se Empregável


O termo empregabilidade surgiu na década de 90 e pode ser definido como a qualidade que possui a pessoa que está sincronizada com as exigências do mercado.
O profissional, com bom nível de empregabilidade, deve apresentar um conjunto de características:
·         Sempre estudar e afinar seu instrumento técnico;
·         Ter um nível de maturidade elevado
·         Ser equilibrado, cuidando de suas dimensões físicas, mentais, espirituais e emocionais;
·         Estar preocupado em perceber o outro e o ambiente, de forma a interpretá-los adequadamente;
·         Comunicar-se de forma objetiva, sintética e vibrante;
·         Adotar estratégias direcionadas de visibilidade;
·         Possuir um plano de carreira e de vida bem elaborado;
·         Ter uma visão energética do futuro.
Uma pesquisa mostra as expectativas de uma empresa para um bom funcionário:
·         Aquele que está comprometido com o seu trabalho e faz um esforço sincero na empresa;
·         É leal com as pessoas e com as metas da empresa;
·         Sente-se responsável tanto pelo sucesso quanto pelo fracasso da empresa;
·         Não espera que a comunidade ou o gerente resolva todos os problemas;
·         Orgulha-se de fazer parte da empresa.
Não estou aqui fazendo apologia à perfeição. Sabemos que um profissional 100% perfeito não existe, mas o que vale é assemelhar-se ao máximo ao que o mercado chama de profissional empregável, assim você garantirá, com maior probabilidade, sua vaga na empresa.

O que é Marketing Pessoal?

Marketing Pessoal utiliza os conceitos e instrumentos do marketing em benefício da carreira profissional e da vida pessoal dos indivíduos, valorizando os seus diferenciais mercadológicos, suas vantagens competitivas, catalisando os processos que facilitem o melhor posicionamento de mercado possível. Segundo Philip Kotler, "o Marketing Pessoal é o processo que inclui a concepção, o planejamento e a execução de ações que viabilizem a projeção pessoal das pessoas e dos profissionais".